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Arquitetos: Lestudioarchitects
- Área: 175 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Hoang Le
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Fabricantes: Alis
Descrição enviada pela equipe de projeto. O templo está localizado na "trilha de peregrinação" da paróquia, conectando três estruturas principais, a catedral, o templo e a superfície natural de água, configurando um eixo "sagrado" que se estende pelo comprimento do local no sentido norte-sul. O destino final dessa jornada é o templo sagrado, com uma arquitetura sólida e fechada. O salão principal é estruturalmente projetado para criar uma sensação de compressão e peso, diminuindo a altura do telhado conforme o campo de visão.
No entanto, em contraste com a aparência externa, ao entrar, o templo é projetado para abrir um amplo panorama no harém, voltada para a água e a vegetação natural que cercam o limite norte do terreno. Os aspectos "fechados" e "abertos" nessa sequência de estruturas (fechado [igreja] - aberto [paisagem] - fechado [templo] - aberto [paisagem natural]) contribuem para um sentido amplo de mudanças em relação às experiências dos visitantes. O sentido de movimento é enfatizado no masterplan em comparação com os sujeitos arquitetônicos, ao mesmo tempo, em que atende à intenção da continuidade de um eixo "sagrado" em constante expansão em direção à natureza no processo de planejamento geral.
Acreditamos que o recurso hídrico que rodeia o harém do edifício é uma extensão orgânica da arquitetura, demonstrando como a estrutura se integra de forma modesta à paisagem natural, a altura e a escala do edifício foram cuidadosamente considerados para se ajustarem ao entorno. Por sua vez, a paisagem natural inerente também configura um harém "amplo" ou um pano de fundo "verde" que envolve a própria arquitetura. Essa conexão está alinhada com a intenção global do projeto, evocando as primeiras percepções espirituais quando o homem primitivo começou a perceber os espíritos da natureza e a se voltar para ela com emoções sagradas. Além disso, nesse "grande quadro", há um diálogo mais leve entre o templo e as estruturas existentes, como a igreja principal. Essa relação vem de um estudo de perspectiva no planejamento para considerar os edifícios, a altura, a capacidade ou o volume. No entanto, isso não é o ponto de ênfase aqui.
Um sistema de símbolos é utilizado no projeto para evocar o espírito local, o grande telhado do templo harmoniza-se com a paisagem circundante, remetendo ao telhado do templo comunitário da vila, bem como a sua escala. A relação entre "céu - terra - homem" é expressa de forma consistente e bastante clara ao longo do eixo horizontal (frente - interior - exterior) ou do eixo vertical (base - corpo - telhado). A base (terra - inclui os detalhes do "terreno" na frente da estátua sagrada), o corpo (homem - o espaço ocupado por usuários/visitantes) e o telhado (céu) com uma estrutura enfatizada e complexa, até mesmo em excesso em termos de resistência devido ao costume de manipular estruturas tradicionais de madeira, mas expressando um espírito ascendente profundo encontrado frequentemente na arquitetura antiga do norte e do Vietnã em geral.
Os principais materiais são tijolo e madeira, tratados de maneira rústica para se assemelhar à vida local. Dentro do templo, a antiga pedra retida da fundação da igreja antiga é usada como pedestal para a estátua do Santo, em homenagem aos mártires, que são as pedras fundamentais da Igreja Católica do Vietnã. Ao mesmo tempo, outros símbolos inerentes ao Cristianismo permanecem, como a estátua da Cruz, a estátua de Jesus, etc. Todo esse sistema simbólico é cuidadosamente inserido em uma variante da planta do templo escolástico ocidental (forma pseudo-dipteral).
Com uma edificação religiosa, acreditamos que o simbolismo e a polissemia transcendam as interpretações do funcionalismo e do estruturalismo. A pesquisa e a combinação habilidosa dos fatores acima contribuem para minimizar compulsões no projeto. Além disso, segundo o Professor Tran Quoc Vuong, a simbologia serve como um lembrete da ambiguidade na consciência religiosa do povo vietnamita.